quarta-feira, 18 de março de 2020

Como assistir aos cultos à distância





Seguindo a orientação da igreja, domingo fiquei em casa porque estou com sintomas fortes de gripe. Falei com o meu médico (à distância), que me orientou quanto ao tratamento, e fiquei de repouso desde então. Com muitas dores no corpo, eu estava de cama, mas não iríamos deixar de acompanhar a reunião pela internet, como sempre fazemos quando não conseguimos ir. Não é a mesma coisa de ir presencialmente, já que na igreja há todo um ambiente propício ao foco que não conseguimos ter em casa normalmente. Por isso, é importante saber como assistir aos cultos em casa, para ter melhor aproveitamento.

Fizemos nosso kit logo cedo: Univer aberto no computador, Bíblia, caderninho de notas, caneta, garrafa de água, suco de uva e pão consagrados para a Santa Ceia improvisada e celular para fazer nossa oferta via aplicativo. O segredo está em agir em casa como se estivesse na igreja: em silêncio, com a Bíblia, celular desligado (ou no silencioso), porta fechada (trancada, se for o caso) e atenção total. 

Se for possível, é legal separar uns minutinhos antes da reunião para já se desligar de todas as outras coisas e se preparar para o culto. Ore, pedindo a Deus que fale com você, se coloque à disposição para ouvir. Coloque uma música instrumental, como as que tocam no Templo (as músicas da dupla norueguesa Secret Garden, por exemplo) ou uma música meditativa, como "Nada Mais", da banda Universos, tocando baixinho, como fundo, e fique lendo a Bíblia ou um livro da igreja, meditando no que está escrito, até a reunião começar. 

 Lembre-se: você está na igreja. Então não atenda ao telefone e ignore notificações. E esqueça o computador, esqueça a internet, esqueça todas as outras coisas, como se você não estivesse em casa. As pessoas estão acostumadas a fazer mil coisas enquanto veem vídeos no youtube. Culto não é Youtube. Separe essas duas horinhas do dia exclusivamente para Deus e demonstre respeito. 

O Bispo começou a orar, feche os olhos e ore também. Pediu para levantar a garrafa de água, levante a garrafa de água. Pediu para colocar as mãos na cabeça, coloque as mãos na cabeça. E por aí vai. Mantenha concentração total no que estiver sendo dito. Se puder cantar enquanto as pessoas estiverem cantando, cante. Se não puder, cante em pensamento. Mas se transporte para a reunião, esteja na igreja em espírito. Se não puder fazer barulho por causa da família, coloque fones de ouvido e se feche no seu mundo (ou no banheiro).

É sempre bom lembrar: se você quer participar do culto, então sacrifique sua vontade de olhar o Instagram. Se estiver assistindo pelo Facebook, não fique comentando (você está na igreja, lembra?) e não olhe outras coisas. Se quiser comentar, deixe para o final da reunião. Desligue o messenger, abra o vídeo em tela cheia e não permita que nada tire sua atenção do que estiver sendo dito. Lembre-se do que o Bispo sempre ensina: a hora da Palavra é a mais importante da reunião. Então, foco total. No meu caso, eu preciso anotar tudo o que é dito, porque, como penso exclusivamente com palavras (sem imagens) escrever é parte importante do meu processo de registro de memória. Então, anoto os pontos principais e as referências bíblicas para relembrar depois. Quando o Bispo chama os casais à frente, abraço meu marido como se estivéssemos na frente do Altar, e oramos juntos na oração para os casais.

Na hora da oferta, faça suas ofertas e cumpra seus votos como faria normalmente, mas por meio do aplicativo da igreja ou por transferência bancária (só para a conta que aparece no vídeo durante a hora da oferta, obviamente). Se tiver dízimo a devolver, pode fazer isso da mesma forma. O momento da oferta faz parte do culto (é uma parte essencial), então continue agindo com temor, e não como se fosse um intervalo. 

O importante é ter em mente que você está na igreja, assistindo à reunião e que o local em que você está agora é santo. Tenha temor e reverência, creia que Deus está ali com você e busque a Ele de todo o coração, porque Ele promete que se deixará achar. Se você estiver nessa fé, pode ter certeza de que a experiência será magnífica. Faça assim e volte aqui para contar!



.

PS. Sobre o vírus que peguei: o nível da dor no corpo que tive (parecia dor nos ossos) e a frequência de Aedes Aegypti na região em que eu moro me levam a desconfiar mais de algum vírus trazido por ele do que de Covid-19, mas vá explicar isso para o coleguinha assustado enquanto você tosse. 

PS2. O vírus também atacou a rinite e a sinusite, então eles fizeram uma convenção dos sintomas respiratórios e resolveram confraternizar enquanto meu pobre sistema imunológico tentava entender o que estava acontecendo. Ainda estou com sintomas e faço parte do "grupo de risco" das pessoas com sistema imunológico maluco. Então, parece que terei de ficar em isolamento por mais tempo do que gostaria. Graças a Deus pelo Univer! Vale muito a pena.

PS3. Assim que eu conseguir concluir, vou postar aqui um texto que estou escrevendo sobre o Coronavírus, para ajudar a esclarecer de uma vez por todas quem ainda está sem saber o que pensar e o que fazer.

PS4. Também posso escrever sobre o isolamento e como agir, as questões principais a respeito do isolamento social, que parece estar pegando forte nas pessoas, mas que, para mim, é minha realidade há alguns anos. Além disso, trabalhei em home office por muitos anos e talvez tenha algo a ajudar nessa questão também. 

PS5. Parece que as reuniões também estão sendo transmitidas pelo canal 21, o que deixou minha mãe extremamente feliz (ela não tem internet, como muitas outras pessoas mais velhas que tiveram que ficar em isolamento compulsório). E também pelo Facebook do Bispo Macedo. Aliás, pessoal do isolamento: vamos nos manter ligados nas redes sociais da igreja para a gente não perder qualquer notícia, novidade ou comunicado importante.

3 comentários:

  1. Oi, Vanessa!
    Muito obrigada por esse texto, sério, veio em ótima hora.
    Eu tenho acompanhado as informações sobre os cuidados que a igreja está tomando por conta do Coronavírus. Vivo em cidade relativamente pequena, e hoje fui à igreja na reunião da manhã, havia poucas pessoas, nos sentamos de forma espaçada, havia álcool gel disponível, etc... Porém, essa é a reunião em que há menos pessoas, em outros horários a igreja fica cheia, e já estávamos ouvindo orientação das autoridades sobre aglomerações e tudo o mais, aí hoje, o prefeito daqui decretou que cultos e missas estão proibidos, assim como estão suspensas as aulas, o comércio também está sendo limitado e a orientação é que fiquemos em casa e saiamos apenas para o que for estritamente necessário... Eu estava pensando sobre como seria, se teríamos as reuniões transmitidas pela internet, etc... Então o seu texto é realmente ótimo para este momento que estamos vivendo.
    Desejo a você melhoras e boa recuperação. De fato, mesmo não estando contaminados pelo vírus, ninguém vai achar legal se começarmos um acesso de tosse no meio das pessoas kkk

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Minha mãe também está sem internet e bem tristinha porque fizemos ela ficar quietinha em casa esses dias (ela tem 70 anos, é diabética e hipertensa. Super grupo de risco!). Espero que algum canal (da Sky preferencialmente) transmita os cultos pra ela poder assistir e ficar mais alegre! Deus te abençoe, Vanessa!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse passo-a-passo, mas tem algo que eu não sei lidar muito bem e acredito que acrescentaria ao manual:
    O que fazer (nas reuniões presenciais e em casa) quando você está tentando se concentrar e acaba sentando/aparecendo alguém do seu lado, puxando assunto e, consequentemente, tirando o seu foco. Como reagir (educadamente)?

    ResponderExcluir