quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tudo areia

Estava lendo Lucas 12 (depois que terminar aqui, leia também). Jesus estava lá, falando das coisas espirituais, alertando contra a hipocrisia, dizendo aos Seus seguidores que não deviam temer os fariseus, mas sim, temer a Deus, pois Ele está no controle de tudo. Já alertando que seriam perseguidos, disse que eles não deveriam negá-LO, nem se preocupar com o que dizer quando fossem interrogados, pois o Espírito Santo lhes daria as palavras certas. Então, do nada, um cidadão sem noção INTERROMPE o discurso sobre coisas realmente importantes com consequências eternas:
“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.”
Obviamente, a criatura não estava prestando atenção em NADA do que Jesus estava falando. Enquanto Jesus falava, ele ficava pensando no problema que tinha que resolver. E lá foi Ele, direto e objetivo, como sempre:
“Mas Ele lhe disse: Homem, quem Me pôs a Mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida do homem não consiste na abundância do que possui.”
Lucas 12.13-15
Sim, porque o indivíduo estava ignorando Jesus, estava só preocupado com o que não tinha e queria ter (anota aí: não precisa necessariamente ter dinheiro para ser avarento). Enquanto Jesus estava lá, na frente dele, falando de algo que REALMENTE poderia mudar sua vida. A partir daí, Jesus conta a história de um homem que estava se achando porque tinha conseguido muitos bens para muitos anos. Mas ele morreria aquela mesma noite, então de que adiantaria? Jesus disse que esse cara era louco porque ajuntou tesouros aqui na terra, mas não era rico para com Deus. (Note que o problema não é ser rico, é ser avarento, só pensar nas coisas deste mundo e não ser rico para com Deus.)
Em seguida, diz para não ficarmos ansiosos, preocupados com o que iremos vestir ou comer e que, se buscarmos o Reino de Deus essas coisas nos serão acrescentadas (falamos sobre isso esses dias, lembra?). Depois, orienta a sacrificar o que tem para tirar o coração dessas coisas.
“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.”
Lucas 12.33,34 
Ou seja, FOCO em buscar a Deus, meus amigos. FOCO no que é eterno, porque amanhã você morre (não é praga nem profecia, mas pode acontecer com qualquer um, né?) e aí? Na sequência, Ele alerta FORTE a respeito da vigilância. Para trazer de novo o foco para o espiritual, que era sobre o que Ele estava falando antes do maluco interromper. Diz que temos que estar prontos, vestidos e com a candeia acesa, para abrir a porta rapidinho assim que Ele bater. E reforça:
“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.”
Então, não enrole, fique ligado porque Ele pode chegar a qualquer momento. E também não se deixe acomodar porque o tempo está passando. Não se atire na rede só porque já recebeu o Espírito Santo uma década atrás. Temos que estar hoje tão prontos quanto estávamos quando Ele nos chamou. Alertas e com a candeia acesa, buscando e desenvolvendo nossa fé como se fôssemos uma pessoa que nunca viu Jesus na vida e chegasse hoje à igreja, sedenta. Com a mesma pureza, com a mesma sinceridade, com a mesma entrega.
“Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.”
Lucas 12.37-40 
A hora em que a gente não imagina é qualquer hora. Pode ser literalmente a qualquer hora. Por isso, temos que manter esse mesmo espírito do Jejum de Daniel em nosso dia a dia. E por isso o Jejum de Daniel também é para quem já tem o Espírito Santo. Estar pronto para a volta de Jesus é estar sintonizado com Ele.
Ainda que você não esteja do jeito que ache que tem que estar (ninguém está, né?), Ele precisa te achar obedecendo, praticando, buscando, querendo agradar a Ele. E não ignorando a voz dEle e pensando na herança da bezerra! (Vamos matar um gremlin aqui: se você que leu isso estava ignorando a voz dEle e pensando na herança da bezerra até agora, não precisa ficar se torturando e achando que não tem mais jeito para você. É só parar de fazer o errado e começar a fazer o certo agora. Simples, sem drama. Você não morreu, então ainda tem jeito, sim.)
Tudo isso porque o carinha lá estava preocupado com a herança que não recebeu. Hoje é tudo areia lá em Israel. A herança é areia, o irmão é areia e o carinha também é areia. Se deu ouvidos ao puxão de orelha de Jesus (adoro o fato de Ele não ficar de nhenhenhém para falar com as pessoas. Diretão), isto é, se conseguiu tirar seu coração das porcariazinhas deste mundo, sua alma está no lugar certo. Mas se ignorou Jesus, está eternamente encrencado.
Se as pessoas soubessem quando Jesus vai voltar ou quando irão morrer, ficariam ligadas, atentas. Iriam vigiar, se preparar, priorizar o que realmente importa. Mas Ele não criou evento no Facebook para isso, ninguém será avisado. Porém, Ele prometeu que, se estivéssemos vigiando, nos assentaríamos à mesa com Ele, isto é, seríamos salvos e viveríamos com Ele por toda a eternidade.
Vigiando o quê? Vigiando Jesus? Não! Vigiando nossas atitudes, nossas reações e nossos pensamentos. Sempre ligados para ir ajustando nosso comportamento e pensamento ao que Ele orienta em Sua Palavra, como temos feito nesses últimos dias. Não desista, pois vale a pena. Mesmo que você tenha que abrir mão de coisas que parecem muito valiosas agora. É tudo areia. O que realmente vale é o que Jesus está dizendo.

..
#JejumdeDaniel  #Dia 15
Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual. Leia este post para entender melhor.
** Para quem não acompanhou ou para quem gostaria de rever os posts das edições anteriores do Jejum de Daniel neste blog, segue o link da categoria: http://lampertop.com.br/?cat=709 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário